Os miomas são tumores benignos do útero que podem causar sintomas como cólicas, sangramentos e infertilidade devido ao seu tamanho e localização. O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso, podendo incluir desde terapias hormonais até cirurgias.
A endometriose é uma condição em que o tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero, levando a dores e problemas menstruais. O tratamento é individualizado e pode envolver medidas médicas ou, em casos excepcionais, cirurgia.
As lesões causadas pelo HPV no colo do útero são um sinal de alerta, pois podem progredir para câncer cervical se não forem tratadas. A vacinação, sexo protegido e cessação do tabagismo são medidas importantes de prevenção.
O câncer de colo uterino, muitas vezes relacionado ao HPV, requer um diagnóstico precoce e tratamento adequado para evitar complicações graves. O tratamento varia de acordo com o estágio da doença, podendo incluir diferentes abordagens, com o objetivo de alcançar a cura.
O câncer de endométrio, por sua vez, apresenta-se frequentemente com sangramento pós-menopausa e é tratado com cirurgia, geralmente envolvendo a remoção do útero e outros órgãos. A recuperação pode ser facilitada por técnicas cirúrgicas minimamente invasivas.
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP)
Médico assistente do ICESP
Trabalha com técnicas Minimamente Invasivas como Laparoscopia e Histeroscopia